sexta-feira, 30 de abril de 2010

Revolução Industroal.

- Ocorreu na Inglaterra (Grã-Bretanha) e por muito tempo foi o único país industrializado;
- Acumulou muitos bens entre os séculos XVII e XVIII;
- Acaba surgindo uma aliança entre o Parlamento e a burguesia inglesa, que irá dominar o comércio das colônias e da Europa;
- No início a produção era familiar e em pequenas manufaturas, que normalmente, não cumpriam os prazos para a entrega dos pedidos;
- Com o crescimento da produção de tecidos, o Parlamento autoriza o cercamento nas fazendas para a produção de lã, provocando desemprego no campo;
- Troca da força humana e animal pela força da máquina a vapor, aumentando a produção, diminuindo o custo dos produtos além de encurtar o tempo de deslocamento;
- Após a Revolução Industrial surge um novo sistema econômico: o capitalismo industrial;
- Esse movimento ocorrido na Europa acaba por transformar a sociedade da época surgindo a imagem do capitalista e do proletariado (operário).

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Reforma Religiosa

Intervenção dos humanistas:
. com o espírito crítico, que lhes era peculiar, despertaram uma nova visão sobre a Igreja Católica;
. condenavam a venda de cargos eclesiásticos, indilgências e simonia.

Martinho Lutero:
. criou a Igreja Luterana;
. pregava a salvação pela fé;
. escreveu 95 teses contra o catolicismo;
. traduziu a Bíblia para o alemão.

João Calvino:
. criou a Igreja Calvinista;
. pregava a salvação pela predestinação;
. era uma doutrina religiosa que não condenava a usura;
. teve uma grande aceitação pela classe brguesa européia.

Henrique VIII:
. criador da Igreja Anglicana;
. rompe com o papa após ver o seu pedido de divórcio negadopelo papa Clemente VII;
. é proclamado Chefe Supremo da Igreja na Inglaterra pelo Parlamento;
. posteriormente vai gerar conflitos entre os anglicanos e o puritanos.

Reforma Católica ou Contra-Reforma:
. o catolicismo, mesmo após a Contra-Reforma, continuou pregando a salvação pela fé e pelos bons atos;
. Concólio de Trento (1545 a 1563);
. Criação da Companhia de Jesus;
. formação de religiosos por seminários;
. retorno do Tribunal do Santo Ofício (inquisição).

quarta-feira, 7 de abril de 2010

A Colonização da América do Norte

Durante o reinado de Elizabeth I, a Inglaterra estava á procura de um caminho para o Oriente (Índias) e encontraram, porém, essas novas terras não eram bem o que procuravam. Alguns navegantes ingleses ao verem que a Coroa inglesa não tinham grande interesse nem dinheiro para colonizar o local, apenas se dedicaram a explorar o que lá era oferecido, madeira e pele de animais. Com o passar do tempo (século XVII), ocorreram alguns problemas como: a intolerância religiosa, o cercamento (pararam de plantar e passaram a criar ovelhas, com o intuito de produzir lã para as manufaturas) e a guerra civil (Revolução Inglesa: Puritana e Gloriosa). Muitos ingleses fugindo desses problemas foram para a América do Norte, onde passaram a viver.
Em geral a colonização da América do Norte (Nova Inglaterra) foi empreendida por companhias inglesas que eram organizadas por comerciantes e banqueiros (self-government = autogoverno), com a autorização da Coroa. As principais foram: Companhia de Londres, que ficou responsavel pela colonização ao norte e a Companhia de Plymouth, que teve o monopólio das terras mais ao sul.
Os ingleses passara, então, a ocupar a costa do Atlântico que seria hoje os Estados Unidos da América (EUA), onde estabeleceram as Treze Colônias Inglesas da América (ao norte: Plymouth, New Hevem, Rode Island e New Hampshire; ao centro: Pensilvânia, Nova Jérsei, Dalawere e Nova York; e ao sul: Virgínia, Maryland, Carolina do Norte, Carolina do Sul e Geórgia). Na primeira metade do século XVIII as Treze Colônias desenvolveram dois tipos de colonização:
- no norte: os colonos, em sua maioria, eram descendentes de puritanos, que para escapar as perseguições políticas e religiosas na Inglaterra decidiram começar uma nova vida na América, em pequenas propriedades rurais, onde praticavam uma agricultura diversificada e de subsistência, além de criarem porcos, empregar trabalho livre assalariado. Além de se organizarem em cidades com escolas, hospitais, comércio, etc. Por essas características as colônias receberem o nome de "colônias de povoamento".
- já o sul formaram-se colônias de exploração. O clima subtropical (o oposto do norte e do centro que eram muito frios ), favorecendo o plantio de tabaco, algodão, arroz e anil, que foram cultivados em latifúndios monocultores escravistas. Esses produtos eram exportados para a Inglaterra onde eram manufaturados. Além de fornecedora de matéria prima, as colônias inglesas do sul eram, também, consumidoras dos produtos da Metrópole. Por serem mais lucrativas que as do norte as colônias sulistas sofriam maior fiscalização do governo inglês, que exigia o cumprimento das normas que compunham o pacto colonial.
Logo surgiu o comércio entre as Treze Colônias. Navios das colônias do norte levavam madeira, cereais, roupas e tecidos para vender no sul e nas Antilhas, descumprindo as regras do Ato de Navegação imposto pelos ingleses. Dos sulistas, as colônias do norte compravam, rum, melaço, algodão e açúcar. Depois os nortistas trocavam o rum por escravos, na África, que os revendiam para as ilhas do Caribe e para as clônias do sul. Nesse comércio triangular lucravam os colonos e perdia a metrópole.
Responda:
1) Por que o absolutismo era considerado um poder personaizado?
Era um regime onde só uma pessoa, administrava, governava, criava as leis, julgava além de ser chefe militar, ou seja, só ele mandava mais ninguém.
2) Em qual período da história ocorreu e se firmou o Estado Absoluto?
Foi no período de transição do feudalismo para o capitalismo (século XV e XVIII).
3) Quem era o principal aliado do rei absoluto? Explique.
A burguesia. Um dependia do outro, os Reis do capital da burguesia para manter o luxo e a burguesia do rei, pois com a política mercantilista que era praticada pelo monarca a burguesia ficava ainda mais rica.
4) Quais eram as correntes que representavam o poder absoluto?
Eram duas, a contratualista e a divina.
5) O que a corrente contratualista defendia, quem eram os seus pensadores e suas obras?
Seria como se ocorresse um pacto entre a sociedade e o monarca. Onde o povo dava poder ao rei em troca de proteção. Os pensadores foram: Nicolau Maquiavel, escreveu "O Príncipe" e tinha como filosofia: "os fins justificam os meios"; e Tomas Hobes: "O Leviatã" e a filosofia era, "o homem é o lobo do homem".
6) Defina a filosofia de origem divina e quem eram os seus principais autores.
A origem divina ocorria quando o monarca era visto como a mais perfeita autoridade delegada por Deus na Terra. Seus principais autores foram: Jean Bodin e Jacques Bosseut.
7) O que foi o Ato de Navegação e o que ele determinava?
Foi uma intervenção protecionista que tinha por objetivo salvaguardar a economia da Inglaterra que estava em crise além de acirrar a colonização na América do Norte, que tinha por determinação criar um monopólio, onde o comércio entre as colônias e a Inglaterra tinham de ser feitos apenas com embarcações inglesas.
8) Após ser descoberto um novo caminho para o Oriente, os ingleses, após chegarem a América não encontraram os tão cobiçados produtos orientais. O que passaram, então, a comercializar em substituição aos produtos do oriente e como foi feita a colonização na América do Norte?
Passaram a explorar a madeira e a pele dos animais. A princípio a colonização foi feita por companhias de comércio, visto que a Inglaterra estava com problemas financeiros. As primeiras firam: a Cia.de Londres, que colonizou o norte e a Cia. Plymouth, que ficou encarregada pelo sul. Esse tipo de colonização recebeu o nome de self-government, que era autogovernada pelas Cias.
9) Como ocorreu o processo de colonização ma América inglesa?
A princípio ocuparam a costa do Atlântico, onde se estabeleceram as Treze Colônias e que por motivos climáticos, cada colônia teve a sua característica, dividindo-se em duas: ao norte, as colônias de povoamento, que por ser mais fria valorizou o comércio e a indústria, com pequenas propriedades e uma agricultura variada e de subsistência; ao sul, de exploração, que por ter um clima subtropical tinha grandes propriedades (latifúndio), praticava a monocultura e utilizava a mão-de-obra escrava, mandava os produtos produzidos para a Inglaterra, o oposto que ocorria com as colônias do norte.
10) O que foi o Comércio Triangular e onde ele ocorreu?
Era um comércio existente entre as Treze Colônias, o Caribe e a África, onde erra trocado rum, vindo da Nova Inglaterra, por escravos na África, que eram vendidos nas ilhas do Caribe, onde pegavam o melaço que era a matéria prima para a produção do rum.

terça-feira, 6 de abril de 2010

Respostas dos exercícios do livro.

Turmas: 1005, 1006, 1007, 1008 e 1009.
Respostas do exercício da página 141 do livro.
1) Ampliação da culturas agrícolas, renascimento comercial e urbano, surgimento e fortalecimento da burguesia.
2.a) Rotas Comerciais - eram as grandes vias marítimas e terrestres utilizadas para as transações comerciais de longa distância, no interior da Europa e em direção ao Oriente. Entre as principais rotas marítimas estavam a do norte (Liga Hanseática), realizada no mar do norte, e as rotas do sul, que ocorriam no mar Mediterrâneo; as rotas terrestres cruzavam todo o território europeu, ligando as principais cidades.
2.b) Corporações de ofício - eram organizações de artesãos para defender os seus interesses, regulamentar o exercício da profissão e controlar o fornecimento dos produtos; elas dirigiram, também, o ensino artesanal, que se dividia em três estágios: aprendiz, oficial e mestre (o único que podia estabelecer-se por conta própria).
3) Seria uma resposta pessoal onde teria que ter: cidades construidas próximas aos portes e as feiras, onde as primeiras cidades foram os burgos, que tinham os seus moradores os comerciantes (buguesia), sendo eles, homens de negócio ou artesãos livres dos laços feudais.
4) A expansão comercial impulsionou a produção artesanal, pois era necessário uma quantidade cada vez maior de produtos para serem comercializados, e demandava, cada vez mais, serviços urbanos, promovendo o crescimento da burguesia e o desenvolvimento da cidades.
5) As cidades medievais romperam a rigidez da sociedade feudal, na medida em que adquiriram liberdades econômicas e administrativas, tornando-se livres das antigas obrigações senhoriais. Por isso nas cidades "respirava-se liberdade".
Página 143 do livro.
1) Crise econômica: queda de produtividade agrícola, perdas de colheitas devido a fatores climáticos;
Peste Negra: grande epidemia que provocou a morte de cerca de um terço da população europeia;
Crise Política: conflitos internos no interior do mundo cristão; insegurança (por causa dos conflitos) prejudicando as atividades comerciais e provocando a reação dos burgueses contra a exploração feudal;
Guerra dos Cem Anos (1337 a 1453): conflito entre a França e a Inglaterra, motivado por crise dinástica e disputa pela região de Flandres. A guerra acabou por fortalecer à autoridade do rei da França, possibilitando, posteriormente, a construção de uma monarquia centralizada;
Crise Religiosa: tranferência da sede papal para a cidade francesa de Avinhão, em 1309, provocou uma crise na Igreja entre 1378 e 1417, Grande Cisma do Oriente.
2.a) Isso acarretou períodos de fome, levando a população a um estado de fraqueza e subnutrição que favoreceu a disseminação de doenças contagiosas, como a peste negra.
2.b)O término das Cruzadas contra os muçulmanos. Na ausência de um inimigo externo e comum, os cristãos voltaram-se uns contra os outros.
Página 150 do livro.
1) Foram: a destruição do feudalismo, o reaquecimento do comércio e a conquista da América - que geraram novas ideias e novos valores nas artes, nas ciências e na filosofia, com os intelectuais procurando adotar explicações racionais (em vez de exaltar a fé religiosa) e o antopocentrismo (o homem no centro), valorizando a obra humana.
2) Foi um movimento intelectual que contrapôs a ideia de valorização do indivíduo à mentalidade medieval, que concebia as pessoas coletivamente, incluídas no mundo cristão. Os valores humanistas expressaram-se no renascimento estimulando a curiosidade intelectual, o espírito de iniciativa, o desejo de aventuras e a exploração do mundo.
3) Os intelectuais do Renascimento tinham grande admiração pelo passado clássico grego e romano; eles se consideravam "herdeiros" das concepções clássicas da quais queriam fazer "renascer" algumas formas e conteúdos. Mas o Renascimento não foi um simples retorno a Antiguidade , pois os grandes renascentistas, inseridos no seu próprio tempo, estavam profundamente marcados pelo cristianismo, ainda que desejassem transforma-lo.
4) Eram pessoas ricas que estimulavam e patrocinavam o trabalho de artistas e intelectuais renascentistas.
Página 154 do livro.
1) Desnevolveral a técnica da perspectiva, por meio da qual procuravam dar aparência tridimencional a personagens e objetos representados; criaram também, a pintura a óleo, que permitiu a elaboração de cores vivas, em diferentes matizes. Em relação aos temas, eles se desvincularam do monopólio cultural da Igreja, procurando explorar outros aspectos da realidade social, inspirados na mitologia greco-romana, em cenas do cotidiano, na valorização do indivíduo, nas paisagens naturais.
2) a Existência, na região, de muitos elementos preservado da Antiguidade (monumentos arquitetônicos e estruturas do antigo Império Romano); a presença de muitos intelectuais bizantinos, que fugiram para as cidades italianas após a queda de Cosntantinopla, levando consigo textos da cultura clássica preservados em Bizâncio. Além disso, comerciantes e banqueiros de algumas cidades da península Itálica, que realizavam o comércio competitivo, valorizando o individualismo e o racionalismo. Havia, ainda um grande numero de mecenas pertencentes a famílias ricas e poderosas, como os Médicis, de Florença, e os Sforzas, de Milão.
3) Itália
Leonardo da Vince: A última ceia, Mona Lisa, Virgem dos rochedos(pinturas).
(Ciências e artes)
Rafael Sanzio: diversos afrescos no Vaticano e vária madonas.
(Pinturas)
Ticiano: Amor sacro e amor profano, Vênus de Urbino, Salomé.
(Pinturas)
França
Francoais Rabelais: Gargântua, Pantagruel.
(Literatura)
Michel Montaigne: Ensaios
(Literatura)
Inglaterra
Thomas Morus: Utopia.
(Literatura)
William Shakespire: Ricardo II, Antônio e Cleópatra, Sonho de uma noite de verão, O mercador
(Literatura) de Veneza, Romeu e Julieta, Macber, Hamlet.
Portugal
Luís de Camões: Os lusíadas.
(Literatura)
Holanda
Hunbert e Jan van Eyck: Retratos da burguesia.
(Pintura)
Erasmo de Roterdã: Elogio a loucura.
(Literatura)
Alemanha
Albrech Dürer: Adoração dos amigos, Adoração da Santíssima Trindade.
(Pintura)
Hans Holbein: Retratos de Henrique VIII e Erasmo de Roterdã.
Espanha
Miguel de Cervantes: Dom Quixote de la Mancha.
(Literatura)
Página 154 do livro.
1) Porque, enquanto os religiosos cristãos acatavam concepções tradicionais, desenvolvidas por alguns sábios da Antiguidade, os novos cientistas não aceitavam conclusões prontas, desenvolvendo uma atitude crítica que os levava a observar os fenômenos naturais, fazer experimentos, propor novas hipóteses, medir, reavaliar.
2) Miguel de Servet: realizou a dissecação de cadáveres e descreveu o funcionamento da circulação do sangue nos pulmões.
Nicolau Copérnico: desvendou a teoria heliocêntrica (segundo a qual a Terra e os demais planetas se movem em torno do Sol), refutando a teoria geocêntrica. Sua teoria foi defendida por Johann Kepler e Galileu Galilei.

quinta-feira, 1 de abril de 2010

Renascimento - Capítulo 16 -

Renascimento.
- Ocorreu entre o final da Idade Média e o início da Idade Moderna;
- Inicia-se na Itália na cidades de Gênova, Veneza, Siena, Roma e Florença;
- Fato que marca o fim da Idade Média: queda do Império Bizantino (Constantinopla) em 1453;
- Ocorreram vária mudanças na vida humana: na cultura, na sociedade, na economia, na política e na religião.
- Teve como característica a transação do feudalismo para o capitalismo e a ruptura das estruturas medievais, refletindo diretamente nas artes, na ciências e na filosofia;
- Redesconberta e revalorização da antiguidade clássica greco-romana;
- Nortearam as mudanças em direção ao humanismo e ao naturalismo.
Exercícios:
1) Como ficaram as atividades urbanas após o Renascimento?
As cidades tornaram-se grandes centros de produção cultural, passando a dar mais valor as escolas (ler, escrever e contar) além de valorizar a cultura greco-romana.
2) Quem eram os mecenas?
Pessoas ricas que patrocinavam artistas e intelectuais.
3) Com o Renascimento, quem fica mais ameaçado e quem se fortalece, de acordo com o texto? Justifique.
A Igreja, se sente ameaçada por ver o controle que ela exercia na cultura e sobre as pessoa escapar entre os seus dedos. E os Reis se fortalecem devido a ajuda que recebem da burguesia.
4) Os humanistas eram ateus? Explique.
Não, apenas queriam reinterpretar a Bíblia.
Exercício para a próxima aula: página 150 monitorando 1, 2, 3 e 4; pág. 154, 2 monitorando: 1, 2, e 3; 1 e 2. Para o dia 5/04/2010 as turmas: 1005, 1006 e 1007 e dia 06/04/2010, turmas 1008 e 1009.