quinta-feira, 24 de junho de 2010

Expansão Marítima e Mercantilismo.

Expansão Marítima.
- Com o fortalecimento dos burgos no século XII das-se início uma unificação dos réis com os burgueses. As cidades que mantinham um monopólio comercial nesta época eram da península Itálica: Génova e Veneza, além de Flandres, nos Países Baixos, que se torna um grande centro comercial e a cidade de Chanppagne, no reino Franco, com suas grandes feiras.
- Com o decorrer do tempo as rotas comerciais se viram obrigadas a se deslocar do mar Mediterrâneo para o oceano Atlântico, isso ocorre entre os séculos XIII e XV. Alguns fatos foram responsáveis por esse acontecimento: a Guerra dos Cem Anos, entre a França e a Inglaterra; a Peste Negra, que causou a morte de 1/3 da população da Europa; e o êxodo da população do campo para as cidades, a procura de emprego e por fugir das guerras,
Guerra da Reconquista.
- Luta que durou cerca de 8 séculos e que tinha por finalidade expulsar o povo muçulmano da península Ibérica, onde hoje estão Portugal e Espanha. Terminou em 1492 com a conquista de Granada, no norte da Espanha.
Revolução de Avis.
- Iniciou-se com a morte de d. Fernando em 1383 que não deixou herdeiros para o trono. Com o trono vago existe um conflito entre o rei de Castela, genro de d. Fernando e o mestre de Avis, seu meio irmão. o rei de Castela tinha o apoio de grande parte dos membros da nobreza, enquanto o mestre de Avis (João) tinha o apoio de artesãos, comerciantes, parte dos nobres e da população.
- Em 1385 o mestre de Avis é aclamado rei e unifica todo o território, os reinos de Castela, Leão, Navarra, Aragão e o condado de Portucale, surge Portugal e o seu rei d. João I que da início a expansão comercial e marítima na península Ibérica.
Périplo Africano.
- Como já foi dito, existia um monopólio comercial entre as cidades de Gênova e Veneza juntamente com os comerciantes muçulmanos. As rotas comerciais eram por mar, no Mediterrâneo e por terra, cruzando todo o território europeu até Flandres. Portugal se vê obrigado a deslocar essa rota para o oceano Atlântico e da início ao périplo africano, viagem ao torno na África, para assim chegar a Calicute na Índia.
Tratado de Tordesilhas.
- Servil para Portugal poder tomar posse do Brasil a partir de 1500. Antes dele ser assinado foi proposto pela Espanha a bula Inter Coetera que demarcava uma linha imaginaria a 100 léguas dos Açores, não concordado por Portugal. Porém em junho de 1494 é assinado o Tratado de Tordesilhas um documento fixando uma linha imaginária a 370 léguas da Ilha de Cabo Verde, dando uma hegemonia a Portugal aos mares do Atlântico Sul.
Mercantilismo e Sistema Colonial.
- Mercantilismo: ação econômica traçada pelos Estados Modernos para enriquece-los.
- Algumas práticas mercantilistas:
. Metalismo: muito praticado pela Espanha. Acúmulo de metais preciosos, ouro e prata.
. Colbertismo: praticado principalmente pela França. Estimulava á indústria manufaureira, utilizando as matérias-primas das colônias.
. Ato de Navegação: controle do transporte marítimo na entrada e saída dos portos. A inglaterra soube aplicar muito bem, pois só entravam ou saíam as mercadorias do seu território com as suas embarcações, isso servil para fortalecer o seu comércio.
- Balança Comercial Favorável: para se manter sempre positiva o Estado tinha que vender mais do que comprar.
- Protecionismo: instrumento criado pelos Estados Modernos para proteger a sua balança comercial. Fortalecer a criação da indústria manufatureira, evitar a saída de matéria-prima das colônias e taxar os produtos estrangeiros.
- Metrópole: país que domina a colônia.
- Pacto colonial: era o domínio político e econômico aplicado pela metrópole sobre a colônia. Tinha como regra básica a restrição da produção colonial, não poderiam concorrer com a metrópole comercialmente e sim enriquece-la.
- Colônia de Povoamento: colônia que não se enquadrava no sistema mercantilista. Território de clima frio com pequenas propriedades, agricultura de subsistência e voltada para ocupar território.
- Colônia de Exploração: território de clima tropical, enquadrando-se plenamente no sistema mercantilista, com grandes propriedades, onde eram exploradas as metérias-primasn e vendidas a preços baixos a metrópole.