sexta-feira, 22 de junho de 2012

EXERCÍCIOS SOBRE DOUTRINAS SOCIAIS E POLÍTICA PÓS-REVOLUÇÃO INDUSTRIAL.

Eu coloquie mais conco perguntas, somando um total de quinze. Por favor procurem as dez do exercício para a correção e estudem as outras cinco. Obrigado. EXERCÍCIOS SOBRE DOUTRINAS SOCIAIS E POLÍTICA PÓS-REVOLUÇÃO INDUSTRIAL. 1) Quais eram os "inimigos" políticos da classe burguesa durante o século XIX? Principalmente a classe operária que estava submetida à exploração do capitalista industrial. 2) Por que a classe operária surgia com maior presença política no século XIX? Pela expansão do capitalismo industrial por toda a Europa e pela sua organização em sindicatos, ligas e partidos políticos, obtendo, assim, consciência política e participando mais nas lutas em defesa das suas necessidades e contra a exploração do capital. 3) Por que a burguesia era a mais entusiasta pela conquista de Constituições? Porque através delas poderiam limitar o poder do Estado, garantir os seus direitos, a defesa da propriedade e estabelecer direitos e deveres de todas as parcelas da população. 4) Quais eram os "inimigos" políticos da classe burguesa durante o século XIX? A classe operária, em geral, e os setores da média e pequena burguesia que viviam no campo e na cidade arruinados pela grande indústria e a mecanização. 5) Como a economia Liberal poderia transformar as estruturas econômicas, sociais e culturais da história? Ao romper com a herança fundiária feudal, com os laços de servilismo e com a plena liberdade de agir, ir e vir, o liberalismo transformou toda a antiga sociedade feudal e europeia. 6) Quais as características do liberalismo? - A inviolabilidade da propriedade privada e o individualismo econômico; - Liberdade de comércio e produção; - Obediência às leis naturais da economia. 7) Como o Marxismo se tornou "inimigo" da burguesia? A análise marxista identifica a existência de classes e a propriedade dos meios de produção pois uma destas classes, a burguesia, como a causa da miséria e pobreza da maioria da população que trabalha. Só acabando com a propriedade privada dos meios de produção é que a sociedade pode se tornar mais igualitária e justa. 8) De que maneira o mercador manufatureiro (a burguesia) passou a ter controle intelectual do trabalho? Ao ter em suas mãos as máquinas e ferramentas, o burguês passa a ter total controle sobre a produção, retirando do trabalhador a visão de todo o processo, ao parcelar a sua participação. 9) Cite 3 características da Ideologia Liberal Burguesa. - A inviolabilidade da propriedade privada e o individualismo econômico; - Liberdade de comércio e produção; - Obediência às leis naturais da economia. 10) Explique os seguintes conceitos do Socialismo Científico: Luta de Classes e Mais-Valia. Luta de Classes se refere ao conflito entre possuidores e não possuidores dos meios de produção, pela manutenção ou transformação da sociedade. Mais-Valia, caracteriza a exploração do burguês sobre o trabalhador e corresponde às horas trabalhadas, mas não pagas, pelo empregador. 11) Por que, para Marx, "haverá a luta de classes"? Porque a sociedade é dividida em classes e os interesses de cada uma destas classes são opostos e inconciliáveis. 12) Como os anarquistas interpretavam o "paternalismo" do Estado Liberal? Como a lei, o paternalismo, é uma ação ilusória do Estado que serve para manter a situação de exploração sobre os mais pobres. 13) Explique resumidamente as ideias contidas nas obras dos autores do "SOCIALISMO CIENTÍFICO"? - que as sociedades estão divididas em classes sociais. - que as diferenças entre elas se dá pela exploração de uma classe pela outra. - que só o fim da exploração porá um fim à desigualdade social. 14) Qual o(s) nome(s) do(s) pensador(es) que criou o socialismo científico? Karl Marx e Engels. 15) Em 1838, eclodiu na Inglaterra um importante movimento operário, o Movimento Cartista, assim chamado, devido à Carta do Povo. O que foi a Carta do Povo? Foi um documento redigido pelos trabalhadores ingleses, exigindo junto ao Parlamento o voto secreto e universal e a representação política dos trabalhadores.

sábado, 16 de junho de 2012

Respostas do Exercício sobre Iluminismo e Absolutismo.

1)Foi um filósofo inglês, foi considerado o pai do Liberalismo político. Defendia a substituição do absolutismo por uma relação contratual entre governantes e governados na constituição. 2) O Absolutismo Monárquico, a intolerância religiosa e o Mercantilismo. 3)No Antigo Regime o poder ficava concentrado na mão do rei, e este era auxiliado pela nobreza que exercia a função de dirigir os principais cargos de Estado. 4) Para obter a unificação do mercado através da adoção de uma moeda única, impostos nacionais, unidade de pesos e medidas e proteção militar interna e externa. 5) O surgimento e fortalecimento do Estado Nacional, com o poder político centralizado na mão do rei. 6) Organizada por Diderot e D'Alembert, a Enciclopédia foi uma síntese do conhecimento produzido pelos iluministas. 7) Montesquieu propôs a divisão do poder do Estado em executivo, legislativo e judiciário, como forma de evitar a concentração do poder nas mãos de um só soberano. 8) Esta teoria procura garantir uma Legitimidade divina ao poder absoluto do Rei, garantindo assim que todos os atos do governante possuam a inspiração e a vontade de Deus. 9) A burguesia, em geral, apoiava a formação dos Estados Nacionais, pois com elas poderia obter uma série de benefícios que favoreceriam o seu crescimento. 10) Reformas sócio-econômicas através da conciliação de práticas absolutistas com alguns princípios iluministas, realizadas por alguns monarcas europeus, a fim de evitar revoltas e se manterem no poder.

RESPOSTAS DO EXERCÍCIO DA I GUERRA MUNDIAL.

1)A disputa de mercados mundiais pelas nações européias imperialistas como a Inglaterra, Alemanha e França e a opressão aos movimentos nacionalistas na África e na Ásia. 2)I Guerra Mundial. 3)Fortaleceu sua economia ao fornecer equipamentos e suprimentos à Entente, enquanto as potências européias tiveram suas economias arrasadas após o conflito. 4) Foi a corrida armamentista entre as potências européias caracterizada pela expansão da indústria bélica. 5) Tríplice Aliança formada por Alemanha, Itália e Áustria-Hungria e Tríplice Entente, formada por Inglaterra, França e Rússia. 6) Aplicação do princípio das nacionalidades - enfraquecimento político da Europa 7) a) A Primeira Guerra Mundial foi conseqüência direta das disputas imperialistas entre as potências industriais européias por territórios na África e na Ásia. b) O regime czarista da Rússia já enfrentava severas críticas da burguesia liberal e de grupos políticos como os Bolcheviques e os Mencheviques. Durante o conflito, o país participou integrando a Tríplice Entente. No entanto, as derrotas para a Alemanha em decorrência da precariedade do exército russo, precipitaram as lutas internas que culminaram com a Revolução Bolchevique em outubro de 1917e conseqüente implantação do regime socialista. 8) Fenômeno observado: Industrialização Relação da Industrialização com a Primeira Guerra Mundial: - A Europa, envolvida na Primeira Guerra, reduz a oferta de produtos de exportação (incentivo a migração de europeus para o Brasil, muitos como operários para a indústria) - Diminuição das importações brasileiras de produtos industrializados. - Estímulo à produção nacional de bens não duráveis como têxteis e alimentos, promovendo empregos urbanos. - Desvalorização cambial da moeda brasileira encarecendo as importações reduziu a concorrência estrangeira. 9) Primeira Guerra Mundial, que acabou por ressaltar as contradições do capitalismo e à Segunda Grande Guerra, que dividiu o mundo em dois blocos antagônicos.

segunda-feira, 11 de junho de 2012

Respostas dos Exercícios sobre a Revolução Industrial.

1) Os cercamentos dos campos e a expulsão dos camponeses das terras comuns. 2) Procurava abrir os mercados e operava contra o tráfico negreiro. 3) Inaugurou um novo sistema econômico, social e político que permitiu a produção de grandes quantidades de produtos, um enorme avanço científico e uma maior integração econômica do planeta. 4) Em geral, as sociedades européias estavam organizadas em torno da realeza e sua corte com seus privilégios feudais, e o resto da população trabalhava e pagava impostos Politicamente, existiam regimes absolutistas que concentravam todo o poder na mão do rei. 5) A ocupação das terras públicas, que serviam aos camponeses, pelos proprietários de terra para a criação de ovelhas. 6) A acumulação de capitais durante a fase do capitalismo comercial, a supremacia marítima, e a política de cercamentos no campo, que garantiu a disponibilidade de mão-de-obra para as indústrias. 7) a capacidade de mobilização dos trabalhadores em defesa dos seus interesses. 8) a) A Primeira Revolução Industrial (século XVIII), foi marcada pela introdução do vapor e do carvão mineral para obtenção de energia e o surgimento do proletariado como nova classe social. A Segunda Revolução Industrial (século XIX) tem como símbolos a eletricidade, o petróleo e o aço e desencadeou o neocolonialismo e a estruturação do capitalismo monopolista. b) A introdução das novas tecnologias na indústria no século XIX, gerou a necessidade de se ampliar as fontes de matérias-primas e os mercados consumidores, além de se criar novas áreas para o investimento de capitais excedentes. Tais necessidades levaram as potências industriais a uma política imperialista com a conquista e ocupação de novos territórios. As potências européias concentraram seus esforços na África e na Ásia. Em particular na Ásia, enfrentaram a resistência dos nativos em movimentos como a Guerra do Ópio na China em 1841 e Guerra dos Cipaios na Índia em 1857. 9) e) I e III estão corretas.

quinta-feira, 7 de junho de 2012

V de Vingança.

Sinopse Após uma guerra civil devastar os Estados Unidos da América, o Chanceler Adam Sutler (John Hurt) impõe um governo autoritário sobre o Reino Unido, através do partido conhecido como "Fogo Nórdico". Em Londres, uma jovem funcionária de uma estação de TV chamada Evey Hammond (Natalie Portman) é atacada por três integrantes da polícia secreta conhecidos como "Os Homens-Dedo", que planejam estuprá-la. Ela é salva por V (Hugo Weaving), um enigmático anarquista que usa uma máscara de Guy Fawkes, um famoso conspirador inglês. V destrói um importante prédio, o Old Bailey, atraindo a atenção do governo, que envia o problemático Inspetor da Polícia Eric Finch (Stephen Rea) para capturá-lo. No dia seguinte, V invade a estação de TV onde Evey trabalha e transmite uma mensagem para os cidadãos de Londres, convocando todos aqueles insatisfeitos com o governo a se apresentarem em frente ao parlamento no dia 5 de Novembro do ano seguinte e lutar pela liberdade. Na saída, sua vida é salva por Evey e, em agradecimento, V leva-a para sua base subterrânea, a Galeria das Sombras. Investigando a vida de Evey, Finch descobre que os pais dela foram mortos pelos Homens-Dedo por questionarem o Fogo Nórdico e que o irmão dela morreu durante um atentado terrorista a uma escola, onde uma arma biológica foi liberada e matou milhares de crianças. Paralelamente, Evey acaba sendo envolvida na morte de dois indíviduos, estes mortos por V: o jornalista Lewis Prothero, também conhecido como "A voz de Londres" (Roger Allam), e a cientista Delia Surridge (Sinéad Cusack. Perturbada pelos acontecimentos, Evey oferece ajuda à V, na verdade, na tentativa de fugir para viver com seu chefe Gordon Dietrich (Stephen Fry). O Bispo Anthony Lilliman (John Standing) é morto por V e Evey aproveita para fugir. Finch descobre que os três (Prothero, Surridge e Lilliman) trabalharam em Larkhill, uma instituição militar onde todas as pessoas consideradas "subversivas" (homossexuais, negros, judeus e etc.) foram enviadas, torturadas e usadas como cobaias para desenvolver a arma biológica que causou a morte do irmão de Evey e que foi, na verdade, ativada por Sutler para deixar o povo em pânico e usar a retórica para convencê-los a aceitar o Fogo Nórdico. V, Finch descobre, era uma das pessoas e tirou seu nome da cela onde foi colocado, a de número 5 ("V", em números romanos). Ele foi usado como cobaia em um experimento que lhe deu superforça, grande resistência e incrível agilidade, que ele usou para destruir Larkhill e assumir a identidade de V em busca de liberdade. Dietrich, chefe de Evey (com quem ela passou a conviver), é morto pelos Homens-Dedo após fazer comentários contra Sutler em rede nacional. Evey é capturada e torturada por meses pelo governo para revelar a localização de V, mas se recusa e, por fim, descobre que foi capturada pelo próprio V, que fez o que fez para ajudar Evey a se libertar do medo causado pela morte de sua família. Ela, a princípio, fica horrorizada, mas depois, descobre-se grata, porém, decide ir embora para continuar sua vida, deixando V desolado. Paralelamente, V faz um acordo com Peter Creedy (Tim Pigott-Smith), o psicótico líder dos Homens-Dedo: V irá render-se, em troca, Creedy trará Sutler até ele. Quando chega o dia 5, Evey e V reencontram-se, e V surpreende Evey com um presente: V mostra a ela um metrô cheio de explosivos que ele pretendia usar para destruir o Parlamento e libertar o povo, e deixa Evey tomar a decisão de destruir realmente o prédio ou não. V despede-se e vai para o confronto com os Homens-dedo e Sutler. Creedy cumpre o prometido e V se despede de Sutler, que fica com medo ao ver V à sua frente e é morto. Em seguida, V vira-se contra Creedy, que é morto pelo anarquista, assim como seus homens. Mortalmente ferido, V encontra-se com Evey e acaba por morrer, porém, feliz pois seu objetivo seria cumprido. Evey, com a permissão de Finch, que havia descoberto tudo, coloca V no metrô e ativa os explosivos, destruindo o Parlamento e dando ao moribundo V um funeral nada comum. Com Sutler, Creedy e seus homens mortos e o Parlamento destruído, o povo está livre.

Alimentos Trangênicos

O que é alimento transgênico? Por d. 15/01/2005 às 13:16 Quinta-feira, dia 13 de Janeiro, entrou em vigor a Medida Provisória 223, que permite o cultivo e a comercialização da soja transgênica em 2005. Mas o que isso tem de tão polêmico? Um organismo é considerado transgênico quando misturam a ele genes de outras espécies. Essa técnica foi apelidada de "recortar e colar" e desenvolve novas características aos organismos. Hoje é praticada com mais intensidade na agricultura com o fim de criar alimentos fortes que resistam aos herbicidas, pragas e ao clima e também para deixá-los mais nutritivos. Existem duas formas de criar alimentos transgênicos: Na primeira, recolhe-se um fragmento do DNA de um organismo e mistura com o fragmento de alguma outra espécie. Depois, esse novo fragmento é inserido na planta, atuando como o "transportador" das características dos DNAs. A outra técnica parece ser mais simples. Ao invés de juntar DNAs de dois organismos, coloca-se o gene diretamente na planta. Esse gene vai se adaptar ao DNA gerando uma planta com novas características. Mas um fato é omitido. Durante esse processo de mutação, ocorre uma reação química de conseqüências desconhecidas. Isso significa que não há certeza sobre os resultados da transformação de alimento convencional para transgênico. Uma indústria japonesa, Showa Denko, utilizou um organismo geneticamente modificado em um suplemento alimentar e acabou criando uma toxina letal que matou 35 pessoas e deixou outras 1.500 permanentemente lesadas. MEIO AMBIENTE AMEAÇADO Mesmo ainda não tendo um resultado objetivo dos Estudos de Impacto Ambiental, podemos nos basear em alguns casos práticos do cultivo dos transgênicos em países onde ele é legalizado. Os herbicidas usados em grandes quantidades contaminam os lençóis freáticos e os solos. Nos lugares onde foram cultivados, segundo Rubens Nodari, da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio), se observa resistência de plantas daninhas tradicionais à lavoura de soja. A diversidade de sementes também está em risco. A campanha pela liberação dos transgênicos, financiada pelas empresas transnacionais que os produzem, dizia que as plantações seriam mais econômicas, pois as sementes seriam mais resistentes a certos herbicidas. Mas na prática elas desenvolvem imunidade, exigindo doses mais fortes, prejudicando mais o meio ambiente e levando a uma uniformização das sementes, que terão cada vez mais as mesmas características. O mesmo herbicida da Monsanto, Roundup, utilizado no cultivo da soja Roundup Ready foi usado como uma arma do governo dos Estados Unidos na guerra do Vietnã. O herbicida era jogado na vegetação, impedindo que os vietnamitas se escondessem nela. E mais: o órgão estadunidense que faz os testes nos organismos geneticamente modificados só tem acesso a dados que as próprias transnacionais cedem. Como confiar nisso? A FOME MUNDIAL COMO UMA DESCULPA Outro mito que utilizado para legimitar o mercado dos transgênicos é que o aumento de produção dos alimentos resolveria a fome. Não precisa ser nenhum economista pra saber que o problema da fome e da miséria não é a escassez de alimentos, mas a má distribuição de riqueza produzida. Ainda mais em um novo modelo onde você terá de pagar royalties e taxas paras poucas transnacionais que monopolizam o mercado. De acordo com a Organização para Agricultura e Alimentação, órgão ligado a ONU, existem 826 milhões de pessoas que chegaram ao nível mais elevado de fome (a fome crônica), enquanto 32% da produção de alimentos cresceu nos últimos anos. ROTULAGEM No dia 24 de abril de 2004, o Presidente Luis Inácio Lula da Silva assinou o Decreto número 4.680. Este Decreto diz que todo alimento com mais de 1% de transgenia deverá ser rotulado para que consumidores possam decidir se querem ou não comprá-lo. Essa ação foi tomada após a liberação da safra transgênica do Rio Grande do Sul em 2003, forçada pela Monsanto. Para não falir produtores/as gaúchos/as, o Governo Federal criou a Medida Provisória 113 liberando a safra. O Decreto veio, então, para informar os/as consumidores/as. Mas até agora poucos alimentos foram vistos com a rotulagem nos supermercados. O Ministério da Agricultura, que deve fiscalizar o processo no campo, e a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), que deve fiscalizar os produtos nos supermercados, não estão fazendo grandes esforços. A desculpa dada em 2004 é de que o Ministério da Justiça não regulamentou o Decreto. Mas a advogada do Instituto de Defesa do Consumidor, Andréa Salazar, rebate afirmando que o Decreto é autoaplicável. O Ministério da Justiça deveria apenas regulamentar o símbolo que iria para o rótulo. Nenhum dos três órgãos se manifestou para prestar esclarecimentos, até agora. O Decreto diz que todo e qualquer alimento que contenha mais de 1% de organismos geneticamente modificados devem trazer essa informação em um rótulo destacado. Vale para produtos embalados, vendidos a granel e in natura. Também para alimentos provenientes de animais alimentados com ração transgênica. No rótulo deve vir, também, a espécie doadora do gene. FONTE: http://www.midiaindependente.org/pt/blue/2005/01/302636.shtml As 10:33 em 03/06/2012.

domingo, 3 de junho de 2012

Doutrinas sociais e políticas após a Revolução Industrial.

Doutrinas sociais e políticas após a Revolução Industrial. A industrialização e a urbanização da Europa vieram acompanhadas do surgimento de novas doutrinas sociais e políticas. Para justificar o sistema econômico vigente – o capitalismo - , foi elaborado o liberalismo. O avanço dessas ideias provocou conflitos durante os quais se desenvolveu outra inflamada novidade da época: o nacionalismo. Liberalismo. Nascido durante o Iluminismo, o liberalismo teve como principais teóricos, na política, o inglês John Locke e, na economia, o escocês Adam Smith. Outros nomes de peso foram os ingleses David Ricardo e Thomas Malthus. Uma das principais características do liberalismo é a propriedade privada, que seria um direito natural dos ser humano. A partir dela, o ser humano teria liberdade de produzir e comercializar, sem a interferência do governo, que deve apenas garantir a ordem e a justiça. Para os liberais, a economia tem leis próprias que não devem ser violadas. Os preços variam de acordo com a oferta e a procura de cada produto, e a livre concorrência entre as empresas elimina as menos eficientes. Os liberais procuravam justificar as desigualdades afirmando que elas eram naturais e, com o progresso, diminuíram. A doutrina influenciou as revoluções liberais de 1830 na Europa, que consolidaram o poder político da burguesia. Socialismo. O socialismo propõe a supressão da propriedade privada e das classes sociais. Os primeiros teóricos da doutrina buscaram solucionar problemas das classes operárias por meio de projetos idealistas, em geral voltados para grupos restritos. Um exemplo eram os falenstérios – comunidades operárias onde a divisão de trabalho seria abolida –, concedidos pelo francês Charles Fourier. Esses estudos pioneiros ficariam conhecidos como socialismo utópico. Em 1848, com a publicação do Manifesto Comunista, os alemães Karl Marx e Friedrich Engels inauguraram o socialismo científico. Eles defendiam a tese de que a história é uma sucessão de lutas de classe e, durante o capitalismo, o conflito se dá entre burgueses e proletários (trabalhadores que vendem sua força de trabalho). Para explicar como essas pessoas são exploradas, Marx e Engels criaram o conceito da mais-valia. Ela é a diferença entre a riqueza produzida numa empresa e a parcela desse total paga aos trabalhadores – quantia a da qual o patrão retira o lucro. Para eles, essa diferença seria injusta: toda riqueza produzida deveria ser dividida entre os trabalhadores. Os teóricos estimulavam os proletários a se unir e lutar contra os burgueses. A vitória resultaria na ditadura do proletariado, que extinguiria a propriedade privada dos meios de produção. O socialismo seria uma etapa de transição para o comunismo, em que o Estado gradualmente desapareceria. Tais ideias influenciaram a Revolução Russa de 1917. Nacionalismo. O nacionalismo determina a doação de indivíduo ao Estado nacional. Influenciou as unificações da Itália e da Alemanha e as lutas de independência das colônias. No século XX inspirou os regimes nazifascistas, que deflagraram a II Guerra Mundial. Anarquia organizada. Outra doutrina a ganhar força no período é o anarquismo, que defende a organização social sem nenhuma forma de autoridade imposta. A obra Enquiry Conceming Political Justice (1793), do britânico, Willian Godwin, é considerado um dos marcos do anarquismo. No século XIX, o movimento se divide em duas correntes principais. A primeira encabeçada pelo francês Pierre-Joseph Proudhon, afirma que a sociedade deve ser estruturada em pequenas associações baseadas no auxílio mutuo. A segunda, liderada pelo russo Mikhail Bakúnin, propõe uma revolução sustentada pelo campesinato. Os trabalhadores espanhóis e italianos são bastante influenciados pelo anarquismo, mas ele é esmagado nesses países pelo surgimento do fascismo.