sexta-feira, 5 de abril de 2013

Exercício - Da Monarquia a República (3º ano)


1) Explique: "Liberais e Conservadores são farinhas do mesmo saco".

Expressão popular no 2º Reinado, indica que a divisão ideológica e política expressa pelos nomes dos grupos é apenas aparente, pois os dois lados pertencem à mesma classe dominante e possuem os mesmos objetivos.

 

2) Sobre a pressão inglesa contra o tráfico de escravos, responda:

a) Que razões levaram a Inglaterra a combater o uso e o comércio de escravos, a partir do século XIX?

A necessidade de ampliar o mercado consumidor dos países com os quais realizava comércio.

 

b) O que foi a Lei do "Ventre Livre" (28/09/1871)? E a Lei dos "Sexagenários" (28/09/1885)?

A Lei do Ventre Livre estabelecia que os filhos de escravos que nascessem daquela data em diante seriam livres. A dos Sexagenários estabelecia que o escravo que atingisse os 65 anos seria livre.

 

3) Sobre a crise do Império, explique:

a) A questão religiosa.

Em 1872 os bispos de Olinda e Belém resolveram acatar as determinações do Vaticano de suspender as irmandades que não haviam excluído do seu interior os maçons. O Imperador foi contra, mas os bispos não acataram a sua ordem, foram presos e condenados a trabalhos forçados.

 

b) A questão militar.

O governo proibiu que militares se manifestassem pela imprensa sem ordem do ministro da Guerra. Mandou punir os infratores, houve protestos e um ataque violento ao governo. Este, por fim, cedeu e cancelou as punições.

 

c) A questão da abolição.

As várias leis atacando perifericamente a escravidão e a sua própria abolição, acabaram por retirar do Imperador a sua base política de sustentação, os fazendeiros escravocratas.

 

4) Por que o povo não participou do movimento republicano?

Apesar do clima tenso e da onda de boatos que percorreram as ruas, o golpe republicano foi decidido nos quartéis, pela elite e a alta cúpula do exército excluindo ,assim, o povo.

 

5) A proclamação da República foi um golpe? Explique.

Sim, pois a deposição de D. Pedro II se deu através de ação militar, sem participação popular e sem consulta política às instituições estabelecidas.

 

6) A Constituição de 1824, a primeira do Brasil, foi OUTORGADA e a Constituição de 1891, a primeira republicana, foi PROMULGADA.

Dê o significado das expressões destacadas.

Constituição outorgada é aquela imposta à sociedade sem ser discutida por uma Assembleia Constituinte. Constituição promulgada é aquela que é discutida e elaborada por uma Assembleia Constituinte.

 

7) Explique como funcionava a "política dos favores" do Coronelismo.

Em troca dos votos que obtinham para o candidato indicado pelo governador, os coronéis recebiam apoio ou favores políticos e econômicos.

 

8) Como é conhecido o período de nossa história que vai de 1889 a 1930?

República Velha.

 

9) Explique o que foi a "política do Café com Leite".

O acordo entre o estado mais rico, São Paulo, com o estado mais populoso, Minas Gerais, de provocar uma alternância entre os dois estados na presidência da República.

 

10) De que modo os coronéis fraudavam as eleições?

Fazendo os mortos votarem, obrigando uma pessoa a votar várias vezes.

 

11) O que é oligarquia?

Grupo de pessoas poderosas, politicamente ou economicamente, que dominam uma parte dos interesses de um país.