quarta-feira, 7 de abril de 2010

A Colonização da América do Norte

Durante o reinado de Elizabeth I, a Inglaterra estava á procura de um caminho para o Oriente (Índias) e encontraram, porém, essas novas terras não eram bem o que procuravam. Alguns navegantes ingleses ao verem que a Coroa inglesa não tinham grande interesse nem dinheiro para colonizar o local, apenas se dedicaram a explorar o que lá era oferecido, madeira e pele de animais. Com o passar do tempo (século XVII), ocorreram alguns problemas como: a intolerância religiosa, o cercamento (pararam de plantar e passaram a criar ovelhas, com o intuito de produzir lã para as manufaturas) e a guerra civil (Revolução Inglesa: Puritana e Gloriosa). Muitos ingleses fugindo desses problemas foram para a América do Norte, onde passaram a viver.
Em geral a colonização da América do Norte (Nova Inglaterra) foi empreendida por companhias inglesas que eram organizadas por comerciantes e banqueiros (self-government = autogoverno), com a autorização da Coroa. As principais foram: Companhia de Londres, que ficou responsavel pela colonização ao norte e a Companhia de Plymouth, que teve o monopólio das terras mais ao sul.
Os ingleses passara, então, a ocupar a costa do Atlântico que seria hoje os Estados Unidos da América (EUA), onde estabeleceram as Treze Colônias Inglesas da América (ao norte: Plymouth, New Hevem, Rode Island e New Hampshire; ao centro: Pensilvânia, Nova Jérsei, Dalawere e Nova York; e ao sul: Virgínia, Maryland, Carolina do Norte, Carolina do Sul e Geórgia). Na primeira metade do século XVIII as Treze Colônias desenvolveram dois tipos de colonização:
- no norte: os colonos, em sua maioria, eram descendentes de puritanos, que para escapar as perseguições políticas e religiosas na Inglaterra decidiram começar uma nova vida na América, em pequenas propriedades rurais, onde praticavam uma agricultura diversificada e de subsistência, além de criarem porcos, empregar trabalho livre assalariado. Além de se organizarem em cidades com escolas, hospitais, comércio, etc. Por essas características as colônias receberem o nome de "colônias de povoamento".
- já o sul formaram-se colônias de exploração. O clima subtropical (o oposto do norte e do centro que eram muito frios ), favorecendo o plantio de tabaco, algodão, arroz e anil, que foram cultivados em latifúndios monocultores escravistas. Esses produtos eram exportados para a Inglaterra onde eram manufaturados. Além de fornecedora de matéria prima, as colônias inglesas do sul eram, também, consumidoras dos produtos da Metrópole. Por serem mais lucrativas que as do norte as colônias sulistas sofriam maior fiscalização do governo inglês, que exigia o cumprimento das normas que compunham o pacto colonial.
Logo surgiu o comércio entre as Treze Colônias. Navios das colônias do norte levavam madeira, cereais, roupas e tecidos para vender no sul e nas Antilhas, descumprindo as regras do Ato de Navegação imposto pelos ingleses. Dos sulistas, as colônias do norte compravam, rum, melaço, algodão e açúcar. Depois os nortistas trocavam o rum por escravos, na África, que os revendiam para as ilhas do Caribe e para as clônias do sul. Nesse comércio triangular lucravam os colonos e perdia a metrópole.
Responda:
1) Por que o absolutismo era considerado um poder personaizado?
Era um regime onde só uma pessoa, administrava, governava, criava as leis, julgava além de ser chefe militar, ou seja, só ele mandava mais ninguém.
2) Em qual período da história ocorreu e se firmou o Estado Absoluto?
Foi no período de transição do feudalismo para o capitalismo (século XV e XVIII).
3) Quem era o principal aliado do rei absoluto? Explique.
A burguesia. Um dependia do outro, os Reis do capital da burguesia para manter o luxo e a burguesia do rei, pois com a política mercantilista que era praticada pelo monarca a burguesia ficava ainda mais rica.
4) Quais eram as correntes que representavam o poder absoluto?
Eram duas, a contratualista e a divina.
5) O que a corrente contratualista defendia, quem eram os seus pensadores e suas obras?
Seria como se ocorresse um pacto entre a sociedade e o monarca. Onde o povo dava poder ao rei em troca de proteção. Os pensadores foram: Nicolau Maquiavel, escreveu "O Príncipe" e tinha como filosofia: "os fins justificam os meios"; e Tomas Hobes: "O Leviatã" e a filosofia era, "o homem é o lobo do homem".
6) Defina a filosofia de origem divina e quem eram os seus principais autores.
A origem divina ocorria quando o monarca era visto como a mais perfeita autoridade delegada por Deus na Terra. Seus principais autores foram: Jean Bodin e Jacques Bosseut.
7) O que foi o Ato de Navegação e o que ele determinava?
Foi uma intervenção protecionista que tinha por objetivo salvaguardar a economia da Inglaterra que estava em crise além de acirrar a colonização na América do Norte, que tinha por determinação criar um monopólio, onde o comércio entre as colônias e a Inglaterra tinham de ser feitos apenas com embarcações inglesas.
8) Após ser descoberto um novo caminho para o Oriente, os ingleses, após chegarem a América não encontraram os tão cobiçados produtos orientais. O que passaram, então, a comercializar em substituição aos produtos do oriente e como foi feita a colonização na América do Norte?
Passaram a explorar a madeira e a pele dos animais. A princípio a colonização foi feita por companhias de comércio, visto que a Inglaterra estava com problemas financeiros. As primeiras firam: a Cia.de Londres, que colonizou o norte e a Cia. Plymouth, que ficou encarregada pelo sul. Esse tipo de colonização recebeu o nome de self-government, que era autogovernada pelas Cias.
9) Como ocorreu o processo de colonização ma América inglesa?
A princípio ocuparam a costa do Atlântico, onde se estabeleceram as Treze Colônias e que por motivos climáticos, cada colônia teve a sua característica, dividindo-se em duas: ao norte, as colônias de povoamento, que por ser mais fria valorizou o comércio e a indústria, com pequenas propriedades e uma agricultura variada e de subsistência; ao sul, de exploração, que por ter um clima subtropical tinha grandes propriedades (latifúndio), praticava a monocultura e utilizava a mão-de-obra escrava, mandava os produtos produzidos para a Inglaterra, o oposto que ocorria com as colônias do norte.
10) O que foi o Comércio Triangular e onde ele ocorreu?
Era um comércio existente entre as Treze Colônias, o Caribe e a África, onde erra trocado rum, vindo da Nova Inglaterra, por escravos na África, que eram vendidos nas ilhas do Caribe, onde pegavam o melaço que era a matéria prima para a produção do rum.

Nenhum comentário:

Postar um comentário