segunda-feira, 8 de março de 2010

Igreja e Cultura Medieval.

- Fortalecimento da Igreja, responsável pela unidade cultural na sociedade medieval;
- A unidade cristã se deu pela fé e pela língua (latim);
- Divisão da Igreja: clero secular e clero regular;
- Questão da investidura (nomeação): disputa entre a Igreja e os monarcas, conflito resolvido no século XII com a assinatura do da Concordata de Worms em 1122 entre o papa Gregório VII e Henrique IV do Sacro Império Romano Germânico;
- Arte: arquitetura: românica e gótica; pintura: abandona as paisagens e passa a humanizar os santos nas pinturas; música: ligada a Igreja, sacra (canto gregoriano), , na área popular temos os trovadores (criavam as músicas)e os menestreis (cantores ambulantes); poesia: épica (relatos heróicos) e lírica (relatos românticos);
- Ciências: destacaram-se os aperfeiçoamentos na navegação e na medicina, além de passarem a observar a natureza e a experimentação como método básico;
- Filosofia: harmonizar a fé com a razão;
- Cultura popular: surge a paródia;
- Heresia e inquisição: todos que se opunham a Igreja eram considerados herege sendo julgados pelo Tribunal da Inquisição (criado pelo papa Gregório IX em 1231;
- Cruzadas: expedições militares organizadas pela Igreja e por nobres poderosos entre os séculos XI e XIII, tendo por objetivo as Terras Santas dos muçulmanos.
Responda:
1) No Império Franco, como ara o relacionamento entre a Igreja e o imperador? Explique.
R: Eram aliados e um favorecia ao outro, pois com o apoio da Igreja o imperador poderia justificar o seu poder de origem divina. A Igreja, por sua vez, teria um apoio político e militar, para, assim, poder lutar contra os seus inimigos, os bizantinos e os árabes.
2) Como era a relação da Igreja Católica e o Império Bizantino?
R: O belizeu era o chefe de estado como da Igreja, isso acabou gerando uma ruptura entre o papa e o imperador, com isso o catolicismo é trocado pelo Crstianismo Ortodoxo.
3) O que levou os árabes a se tornarem monoteístas, ou seja, adorarem a um só Deus?
R: O contato com povos que já tinham essa prática, como os hebreus e os cristãos. Isso acaba servindo como base para a criação dos Islã.
Atenção turmas: 1005, 1006, 1007, 1008 e 1009, levem o livro de História na próxima aula: dia 22/03/2010 as turmas 1005, 1006 e 1007 e dia 23/03/2010 as turmas 1008 e 1009.
Jacques Le Goff e o feudalismo.
- Jacques Le Goff, um especialista em história francês, define o conceito do feudalismo da seguinte forma: uma sociedade que se divide em dois seguimentos distintos, que são os senhores (classe de guerreiros especializados que dominam uma classe campesina) e os servos (a classe campesina dominada), organizados em uma hierarquia rígida.
- No feudalismo a produção econômica era baseada na agricultura e nas atividades pastoris, tendo como unidade produtora o senhorio (extensão de terra) e a forma de trabalho a servidão.
- No período feudal os servos tinham as seguintes obrigações: uma série de prestação de serviços e o cumprimento de uma série de obrigações como a corvéia (trabalho obrigatório nas reservas dos senhores feudais por dois ou três dias), a talha (entrega de parte de sua produção ao senhor feudal) e as banalidades (pagamento de taxas ao senhor feudal pelo uso de equipamentos e instalações do senhor feudal).
Divisão do Senhorio Feudal.
- Campos Abertos (terras comuns - bosques)
- Reservas Senhoriais (terras dos senhor feudal)
- Mansos Servis (terras utilizadas pelos servos)

Nenhum comentário:

Postar um comentário