segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

SOCIOLOGIA (turma 1007 do Gumarães)

Sociologia, o que é?

Sociologia - tem como objeto de estudos a sociedade, a sua organização social e os processos que interligam os indivíduos em grupo.
A Sociologia é uma das Ciências Humanas que tem como objetos de estudo a sociedade, a sua organização social e os processos que interligam os indivíduos em grupos, instituições e associações. Enquanto a Psicologia estuda o indivíduo na sua singularidade, a Sociologia estuda os fenômenos sociais, compreendendo as diferentes formas de constituição das sociedades e suas culturas.
O termo
Sociologia foi criado por Auguste Comte em 1838 (séc. XIX), que pretendia unificar todos os estudos relativos ao homem — como a História, a Psicologia e a Economia. Mas foi com Karl Marx, Émile Durkheim e Max Weber que a Sociologia tomou corpo e seus fundamentos como ciência foram institucionalizados.

Augusto Comte
A Sociologia surgiu como disciplina no século XIX, como resposta acadêmica para um desafio que estava surgindo: o início da sociedade moderna. Com a Revolução Industrial e posteriormente com a Revolução Francesa (1789), iniciou-se uma nova era no mundo, com as quedas das monarquias e a constituição dos Estados nacionais no Ocidente. A Sociologia surge então para compreender as novas formas das sociedades, suas estruturas e organizações.
A Sociologia tem a função de, ao mesmo tempo, observar os fenômenos que se repetem nas relações sociais – e assim formular explicações gerais ou teóricas sobre o fato social –, como também se preocupa com aqueles eventos únicos, como por exemplo, o surgimento do capitalismo ou do Estado Moderno, explicando seus significados e importância que esses eventos têm na vida dos cidadãos.
Como toda forma de conhecimento intitulada ciência, a Sociologia pretende explicar a totalidade do seu universo de pesquisa. O conhecimento sociológico, por meio dos seus conceitos, teorias e métodos, constituem um instrumento de compreensão da realidade social e de suas múltiplas redes ou relações sociais.
Os sociólogos estudam e pesquisam as estruturas da sociedade, como grupos étnicos (indígenas, aborígenes, ribeirinhos etc.), classes sociais (de trabalhadores, esportistas, empresários, políticos etc.), gênero (homem, mulher, criança), violência (crimes violentos ou não, trânsito, corrupção etc.), além de instituições como família, Estado, escola, religião etc.
Além de suas aplicações no planejamento social, na condução de programas de intervenção social e no planejamento de programas sociais e governamentais, o conhecimento sociológico é também um meio possível de aperfeiçoamento do conhecimento social, na medida em que auxilia os interessados a compreenderem mais claramente o comportamento dos grupos sociais, assim como a sociedade com um todo. Sendo uma disciplina humanística, a Sociologia é uma forma significativa de consciência social e de formação de espírito crítico.
A Sociologia nasce da própria sociedade, e por isso mesmo essa disciplina pode refletir interesses de alguma categoria social ou ser usado como função ideológica, contrariando o ideal de objetividade e neutralidade da ciência. Nesse sentido, se expõe o paradoxo das Ciências Sociais, que ao contrário das ciências da natureza (como a biologia, física, química etc.), as ciências da sociedade estão dentro do seu próprio objeto de estudo, pois todo conhecimento é um produto social. Se isso a priori é uma desvantagem para a Sociologia, num segundo momento percebemos que a Sociologia é a única ciência que pode ter a si mesma com objeto de indagação crítica.
Orson Camargo
Colaborador Brasil Escola
Graduado em Sociologia e Política pela Escola de Sociologia e Política de São Paulo – FESPSP
Mestre em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP
O que é sociologia?

A Sociologia surgiu no século XIX, ela é uma ciência que estuda as sociedades humanas e os processos que se relaciona os indivíduos em associações, grupos e instituições. A Sociologia não é uma ciência de apenas uma orientação teórico-metodológica dominante. Ela traz estudos e caminhos diferentes para a explicação da realidade social.

A sociedade humana como objeto de estudo.

● Ciências Sociais – é o estudo de como seres humanos se relacionam na vida prática e afetiva, das formas pelas quais interagem uns com os outros, estabelecendo regras e valores, constitui tarefa de um grupo de disciplinas reunidas sob o nome de Ciências Sociais. A Sociologia é uma das disciplinas desta ciência, que estuda o comportamento do homem na sociedade em que vive.

● Divisão da Ciência Social:
- Sociologia: estuda as relações sociais e suas interações para assim podermos entender melhor a sociedade em que vivemos.
- Economia: tem por objetivo as atividades humanas ligadas à produção, circulação, distribuição e consumo de bens serviços.
- Antropologia: estuda e pesquisa as semelhanças e as diferenças culturais entre os vários grupos e agrupamentos humanos, assim como a origem e a evolução da cultura.
- Ciência Política: ocupa-se da distribuição de poder na sociedade, assim como da formação e do desenvolvimento das diversas formas de governo, estudando também os partidos políticos e os mecanismos eleitorais.

● Os fatos sociais têm as seguintes características:
- Generalidade: quando o fato social é comum a todos os movimentos de um grupo ou à sua grande maioria.
- Exterioridade: ocorre quando o fato social é externo ao indivíduo, existe independente de sua vontade.
- Coercitividade: é quando os indivíduos se sentem pressionados a agir o comportamento estabelecido.


● Durkheim e a Sociologia: as obras de Durkheim foram muito importantes para definir os métodos de trabalho do sociólogo e estabelecer os principais conceitos desta ciência. Entre essas obras estão “A divisão do trabalho social”, “As regras do método sociológico” e “O suicida.

● Áreas de interesse dos sociólogos: em síntese as principais áreas são os grupos sociais e suas características; as causas das mudanças nos grupos sociais ou sua desintegração; as relações sociais entre os membros do grupo e entre os grupos sociais e as instituições.

● Conceito básico da Sociologia: para se entender a sociologia como ciência é preciso vê-la como um duplo valor, que são: pode aumentar o conhecimento que o ser humano tem de si mesmo e da sua sociedade, e pode contribuir para a solução de problemas que ele enfrenta.

Exercícios:
1) Ao ler o texto, O “menino selvagem” de Aveyrom você concorda em afirmar que um indivíduo recebe influências de meio em que vive, forma-se de determinadas maneira e age no contexto social de acordo com sua formação? Justifique.

2) Cite exemplos de dois fatos sociais, explicando suas características.

Um comentário:

  1. pois a historia é algo relacionado a época;aqui é o adriano da turma 1007,..historia é tudo!

    ResponderExcluir