terça-feira, 1 de março de 2011

TURMA EAT (aula 5)

MANIFESTAÇÔES CULTURAIS>
CAVALHADA DE PIRENÓPOLIS – GO.
Celebração portuguesa que teve sua origem nos torneios medievais, onde os aristocratas exibiam em espetáculos públicos sua destreza e valentia no período da Reconquista.
As cavalhadas recriam as batalhas entre os cristãos e mouros na luta da reconquista das terras portuguesas. No Brasil registram desde o século XVII durante a festa do Divino, nas regiões Sul, Sudeste e Centro Oeste, hoje a Cavalhada mais conhecida é a de PIRENÓPOLIS em Goiás.
CARNAVAL
É um festejo cristão do período Medieval. O carnaval era marcado pelo “adeus à carne” ou “carne vale” dando origem ao temo “carnaval”. O carnaval moderno, feito de desfiles e fantasias é produto da sociedade vitoriana do século XIX. A cidade de Paris foi o principal modelo de exportação da festa carnavalesca para o mundo. Cidades como Nice, Nova Orleans, Rio de Janeiro e Toronto se inspiraram no carnaval parisiense para implantar suas novas festas carnavalescas. Já o Rio de Janeiro criou e exportou o estilo de fazer carnaval com desfiles de Escolas de Samba para outras cidades do pais e do mundo como São Paulo, Tóquio e Helsinki, capital da Finlândia. Hoje o carnaval carioca é considerado a maior festa de rua do mundo segundo o Guinness Book .
JONGO.
Jongo é uma manifestação cultural essencialmente rural diretamente associada à cultura africana no Brasil e que influiu poderosamente na formação do Samba carioca, em especial, e da cultura popular brasileira como um todo.Inserindo-se no âmbito das chamadas 'danças de umbigada' (sendo portanto aparentada com o 'Semba' ou 'Masemba' de Angola), o Jongo foi trazido para o Brasil por negros bantu, sequestrados nos antigos reinos de Ndongo e do Kongo, na região compreendida hoje por boa parte do território da República de Angola.Composto por música e dança características, animadas por poetas que se desafiam por meio da improvisação, ali, no momento, com cantigas ou pontos enigmáticos ('amarrados') , o Jongo tem, provavelmente, como uma de suas origens mais remotas (pelo menos no que diz respeito á estrutura dos pontos cantados) o tradicional jogo de adivinhas angolano, denominado Jinongonongo.Uma característica essencial da linguagem do Jongo é a utilização de símbolos que, além de manter o sentido cifrado, possuem função supostamente mágica, provocando, supostamente, fenômenos paranormais. Dentre os mais evidentes pode-se citar o fogo, com o qual são afinados os instrumentos; os tambores, que são consagrados e considerados como ancestrais da comunidade; a dança em círculos com um casal ao centro, que remete à fertilidade; sem esquecer, é claro, as ricas metáforas utilizadas pelos jongueiros para compor seus "pontos" e cujo sentido é inacessível para os não-iniciados
LAVAGEM DO BONFIM.
De caráter afro religioso ocorre em Salvador, Bahia. Ocorre na quinta-feira após a Festa do Bonfim (festividade distinta, tendo em vista que a festa é uma celebração religiosa solene e a lavagem é popular).
Origem: Teodósio Rodrigues de Freitas, oficial da Armada portuguesa, trouxe de Portugal uma imagem do Cristo, em 1745, foi conduzida com grande acompanhamento para a igreja da Penha em Itapegipe. Em julho de 1754, a imagem é transferida em procissão para sua própria igreja, na Colina Sagrada, onde a atribuição de poderes milagrosos tornou o Senhor do Bonfim objeto de devoção popular e centro de peregrinação mística e sincrética. Como os seguidores das religiões africanas (escravos) não podiam participar da festa, passaram a lavar os degraus da igreja do Bonfim com águas perfumadas.
FESTAL FOLCLÓRICO DE PARINTINS.
É uma festa popular realizada no ultimo fim de semana de junho na cidade de Parintins, Amazonas. Onde duas agremiações, o Boi Garantido, de cor vermelha, e o Boi Caprichoso, de cor azul, competem durante três noites explorando temas religiosos, lendas, rituais, todos de origem indígena, e costumes dos ribeirinhos, o melhor ganha.
Origem: segundo a lenda Pai Francisco e Mão Catirina são castigados por matarem um boi, porém com a ajuda de um Pajé são perdoados após ressuscitarem o boi do patrão que foi morto por Pai Francisco que queria satisfazer o desejo de sua esposa, Mão Catirina, que estava grávida e queria comer língua de boi. Após o Pajé ressuscitar o boi o patrão os perdoa e faz uma grande festa para comemorar.
REISADO.
Reisado é uma dança popular profano-religiosa, de origem portuguesa, com que se festeja a véspera e o Dia de Reis. No período de 24 de dezembro a 6 de janeiro, um grupo formado por músicos, cantores e dançarinos vão de porta em porta anunciando a chegada do Messias e fazendo louvações aos donos das casas por onde passam e dançam. Reisado também é muito conhecido como Folia de Reis.O Reisado é de origem portuguesa e instalou-se em Sergipe no período colonial. Atualmente, é dançado em qualquer época do ano, os temas de seu enredo, variam de acordo com o local e a época em que são encenados, podem ser: amor, guerra, religião entre outros.O Reisado se compõe de várias partes e tem diversos personagens como o rei, o mestre, contramestre, figuras e moleques. Os instrumentos que acompanham o grupo são violão, sanfona, ganzá, zabumba, triângulo e pandeiro.
FOLIA DE REIS.
Folia de Reis é um festejo de origem portuguesa ligado às comemorações do culto católico do Natal, trazido para o Brasil ainda nos primórdios da formação da identidade cultural brasileira, e que ainda hoje mantém-se vivo nas manifestações folclóricas de muitas regiões do país.Na tradição católica, a passagem bíblica em que Jesus foi visitado por reis magos, converteu-se na tradicional visitação feita pelos três "Reis Magos", denominados Melchior, Baltasar e Gaspar, os quais passaram a ser referenciados como santos a partir do século VIII(8).Fixado o nascimento de Jesus Cristo a 25 de dezembro, adotou-se a data da visitação dos Reis Magos como sendo o dia 6 de janeiro que, em alguns países de origem latina, especialmente aqueles cuja cultura tem origem espanhola, passou a ser a mais importante data comemorativa católica, mais importante, inclusive, que o próprio Natal. No estado do Rio de Janeiro, os grupos realizam folias até o dia 20 de janeiro, dia de São Sebastião e padroeiro do Estado.Na cultura tradicional brasileira, os festejos de Natal eram comemorados por grupos que visitavam as casas tocando músicas alegres em louvor aos "Santos Reis" e ao nascimento de Cristo; essas manifestações festivas estendiam-se até a data consagrada aos Reis Magos. Trata-se de uma tradição originária de Portugal que ganhou força especialmente no século XIX e mantém-se viva em muitas regiões do país, sobretudo nas pequenas cidades dos estados de São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Rio de Janeiro, dentre outros
COPOEIRA (arte marcial)
A Capoeira é uma expressão cultural brasileira que mistura arte marcial, esporte, dança, cultura popular e música.Desenvolvida no Brasil principalmente por descendentes de escravos africanos com alguma influência indígena, é caracterizada por golpes e movimentos ágeis e complexos, utilizando primariamente chutes e rasteiras, além de cabeçadas, joelhadas, cotoveladas, acrobacias em solo ou aéreas.Uma característica que distingue a Capoeira da maioria das outras artes marciais é a sua musicalidade. Praticantes desta arte marcial brasileira aprendem não apenas a lutar e a jogar, mas também a tocar os instrumentos típicos e a cantar. Um capoeirista experiente que ignora a musicalidade é considerado incompleto.A palavra capoeira é originária do tupi-guarani, refere-se às áreas de mata rasteira do interior do Brasil. Foi sugerido que a capoeira tenha obtido o nome a partir dos locais que cercavam as grandes propriedades rurais de base escravocrata. Capoeiristas fugitivos da escravidão e desconhecedores do ambiente ao seu redor, frequentemente usavam a vegetação rasteira para se esconderem da perseguição dos capitães-do-mato.Outras expressões culturais, como o maculelê e o samba de roda, são muito associadas à capoeira, embora tenham origem e significados diferentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário