sábado, 31 de março de 2012

Locus - Aula 1 - Educação Financeira

EDUCAÇÂO FINANCEIRA.
Educação
Educação engloba os processos de ensinar e aprender. É um fenômeno observado em qualquer sociedade e nos grupos constitutivos destas, responsável pela sua manutenção e perpetuação a partir da transposição, às gerações que se seguem, dos modos culturais de ser, estar e agir necessários à convivência e ao ajustamento de um membro no seu grupo ou sociedade. Enquanto processo de sociabilização, a educação é exercida nos diversos espaços de convívio social, seja para a adequação do indivíduo à sociedade, do indivíduo ao grupo ou dos grupos à sociedade. Nesse sentido, educação coincide com os conceitos de socialização e endoculturação, mas não se resume a estes.
O que é Educação Financeira?
Clube do Dinheiro (18/11/2011 as 6:37)
Educação Financeira é a capacidade de entender finanças e assuntos relacionados. Mais especificamente, refere-se à capacidade de um indivíduo de fazer julgamentos bem informados e decisões efetivas sobre o uso e gerenciamento de seu dinheiro.
Perceba bem que não se diz “habilidade de ganhar dinheiro” ou “capacidade de evitar gastar o seu dinheiro”, como muitos poderiam imaginar que eu falaria. De forma geral, é a capacidade que um indivíduo tem de tomar boas decisões sobre o uso e gerenciamento de seu dinheiro, ou seja, saber como melhor usá-lo, visando não somente o hoje, mas o amanhã e, possivelmente, o depois.
Outra coisa interessante que descobri quando procurei tal conceito foi o fato de que este é um assunto bastante discutido em certos países com alto nível de desenvolvimento, como Austrália, Japão, Estados Unidos e Reino Unido.
Vejam só, este assunto também é bastante discutido hoje aqui no Brasil e tantos outros países em desenvolvimento, entretanto maior seriedade (inclusive contando com apoio governamental) é encontrada naqueles países, e não aqui, o que aponta que a Educação Financeira é realmente algo muito importante e que, infelizmente, estamos bastante atrasados nesse campo.
História da moeda
A história da moeda está intimamente ligada à história do dinheiro e das trocas comerciais, especialmente no que diz respeito à passagem de uma economia baseada na troca direta para outra baseada na troca indireta (também chamada de monetária). A moeda surgiu em diversas civilizações, com diversas formas de representação do valor monetário: conchas, o sal, o ouro , a prata etc. Em uma acepção mais estrita, a palavra moeda refere-se a aparição de pedaços de metal estilizados e cunhados por uma instância governativa. A função das moedas metálicas e, posteriormente, do papel moeda, foi, pois, facilitar as trocas comerciais.
Cartão de crédito
Cartão de crédito é uma forma de pagamento eletrônico. O cartão de crédito pode ser usado como meio de pagamento para comprar um bem ou contratar um serviço. O titular recebe mensalmente no endereço indicado a fatura para pagamento e pode escolher pagar o total cobrado ou somente o mínimo, postergando o pagamento do restante para o mês seguinte mediante cobrança de juros.
Toda conta de cartão de crédito possui um limite de compras definido pelo banco emissor. As compras efetuadas reduzem o limite disponível até que, quando insuficiente, novas compras são negadas. O pagamento da fatura libera o limite para ser usado novamente.

Divida Interna (Part. Rapadura)
Inquérito
Refrão:
Nascer, viver, vender, comprar
Comer, beber, morrer, chorar
Já nasceu devendo, só vivendo pra pagar
E a dívida com a gente diz quem é que vai quitar
Vão quitar ou não hein? ouve ai
Tudo mundo é livre pra sonhar
E realizar também
Ter dinheiro pra poder comprar
Isso te faz tão bem
A gente paga e se ferra
Faz em trocentas parcelas
Economiza quase zera, também pudera
O carnê vale mais que o rg
E você tem que ter pra ser
Não basta crer, você tem que acre-
cre-cre-ditar
A felicidade perto da sua mão
Não precisa ter dinheiro faz uma prestação
Compra agora corre aproveita a promoção
Com desconto paga a vista ou então no cartão
Propaganda prato cheiro qual que você quer?
Volks, fiat, chevrolet
Sony, philco, cce
Adidas, pulma, nike air
E as pessoas sempre presa em alguma empresa
Tiazinha, vítima de gentileza
Foi pega, pelo comercial da tela
Alegria dividida em 24 parcelas
Já era
Aposentadoria dela já era
Já era
Desconta direto na conta
Não espera, não tem boi
O banco cobra nem que for na marra
Não passamos de um número, de um código de barras

Nenhum comentário:

Postar um comentário