quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Introdução a Sociologia.

Sociologia.
Ciência que estuda como os seres humanos se relaciona na vida prática e efetiva, além das formas pela qual interagem uns com os outros, estabelecendo regras e valores, constituindo tarefas nos grupos criando, assim, a disciplina sob o nome de Ciências Sociais.
A Sociologia é uma das disciplinas das Ciências sociais, que estuda o comportamento humano na sociedade em que vive.
Divisão da Ciência Social.
Sociologia – estuda as relações e suas interações para assim podermos entender melhor a sociedade em que vivemos
Economia – têm por objeto as atividades humanas ligadas á produção, circulação, distribuição e consumo de bens e serviços.
Antropologia – estuda e pesquisa as semelhanças e as diferenças culturais entre os vários grupos e agrupamentos humanos, assim como a origem e a evolução da cultura.
Ciência Política – ocupa-se da distribuição de poder na sociedade, assim como da formação e do desenvolvimento das diversas formas de governo, estudando também os partidos políticos e os mecanismos eleitorais.
As características dos fatos sociais.
Generalidade – é quando o fato social é comum a todos os membros de um grupo ou a sua grande maioria.
Exterioridade – o fato é externo ao indivíduo, existe independente de sua vontade.
Coercitividade – os indivíduos se sentem pressionados a agir dentro do comportamento estabelecido.
Durkheim e a sociologia.
As obras de Durkheim foram muito importantes para definir os métodos de trabalho do sociólogo e estabelecer os principais conceitos desta ciência. Entre essas obras estão “A divisão do trabalho social”, “As regras do método sociológico” e “O suicídio”.
As principais áreas de interesse dos sociólogos.
São os grupos sociais e suas características; as causas das mudanças nos grupos sociais ou sua desintegração; as relações sociais entre os membros do grupo e entre os grupos sociais e as instituições.
Conceito básico de Sociologia.
Para se entender a sociologia como ciência é preciso vê-la com um duplo valor: pode aumentar o conhecimento que o ser humano tem de si mesmo e da sua sociedade, e pode contribuir para a solução de problemas que ele enfrenta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário